Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2009

Nova atração turística em Santos

Buraco em marcenaria leva a uma descoberta arqueológica na cidade de Santos.O rio foi aterrado em 1892 por causa da malária.

Túnel feito em 1894 é descoberto por acaso em Santos. Segundo o marceneiro Márcio Ricardo que há dois anos alugou uma casa no bairro, Valongo "O barulhinho da água sempre me intrigava", disse Márcio co-responsável pela descoberta. Trata-se do túnel por onde passa o Rio Nossa Senhora do Desterro, que foi fechado em 1894, mede 1,90 de altura e 1,10 de largura. A descoberta vem confirmar uma lenda de que havia uma ligação subterrânea entre a Igreja do Valongo e o mosteiro de São Bento, que é descrito em mapas de 1822. A Sabesp realizou testes com amostra d'água e vem de nascente, pois não contém cloro.
A canalização do rio começou quando da fundação da Vila de Santos, 1546. Margens de pedra foram construídas para o rio correr. O túnel mostra a cidade em fase intermediária em 1.850. Em cima do muro de rocha e tijolos tem argamassa feita de modo antigo, óleo de baleia, areia e concha moída.
Outro constatação é que a sociedade antiga vivia até três metros abaixo do nível atual da rua. Também foram encontrados vários artefatos arqueológicos como faiança inglesa, garrafas de grés de 1830 vindas da Alemanha com água gasosa que eram vendidas como remédio. O local já está aberto para visitação gratuita sem financiamento. O fica há 50 metros do casarão onde será instalado o museu Pelé, e provavelmente passa sob o local.

Nenhum comentário: