Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2009

'Choros' por Osesp

Disco comemora os 50 anos da morte de Heitor Villa-Lobos compositor que unia brasilidade e modernismo.

Para lembrar os 50 anos da morte de Villa-Lobos, a parte mais expressiva de sua obra chega ao mercado discográfico "Choros " interpretados pela Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. São 14 peças do século XX compostas para diversas formações de grande orquestras a solo de piano ou grupos de câmaras.
As composições trazem a vontade explicita do compositor de ser ao mesmo tempo 'moderno' e brasileiro. 'Choros' foram compostos logo após seu retorno de Paris onde conheceu personalidades como Léger e de ter partilhado da tradicional feijoada de Tarsila do Amaral e Oswad de Andrade em Paris. Em 'Choros', Villa-Lobos floresce com nuances de pura sensibilidade brasileira.
Algumas e boas gravações dispersas em catálogos existiam de "Choros" mas um projeto como da Osesp há muito tempo se fazia necessário para o compositor carioca. Robusta realização musical e muito boa engenharia de som para este terceiro disco da série. Introdução dos 'Choros' traz Fábio Zanon com uma ótima releitura; e a ambiciosa releitura para 'Choros' n* 12. 'Choros' n* 10 com coro tira literalmente da cadeira o mais insensível dos ouvintes. [Foto capa do CD Vol. 2]


Villa-Lobos - 'Choros'
Artista: Osesp
Valor: R$ 28,90
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: muito bom

Nenhum comentário: