Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Morrissey lança disco magistral: "Years of Refusal"

Próximo a completar 50 anos, 20 de maio, Morrissey grava um dos melhores discos de sua carreira solo, e posa somente com o single "I'm Throwing My Arms Around Paris" cobrindo suas partes íntimas.
"Years of Refusal" [Anos de Recusa] é o mais recente álbum do cantor com rocks vigorosos, o mais pesado depois de 'Your Arsenal", 1992. Em "Years of Refusal" ele se encontra vulnerável e se mostra feito de carne e de osso celebrando o ato sexual, isso traz de volta o excelente letrista aos temas solidão, morte, a velhice e drogas lícitas. É isso que os fãs de Morrissey esperavam; música lamuriante feita por quem sabe.

Algumas faixas
O disco é aberto pela faixa "Something Is Squeezing My Skull", que dá a chave para o entendimento tanto da carreira do artista quanto do disco atual. 'You Were Goodin Your Time' é uma balada de autoreferência que não nega o tempo que passa. "It's not Your Birthday Anymore" é de dar nó na garganta. Ele se desencanta com um amor e desfecha " Não é mais seu aniversário e não há mais necessidade de ser bom com você/Todos os presentes que te deram..." . Independente das letras, o disco tem uma sonoridade muito própria. "When Last I Spoke to Carol" , One Day Goodbay, tem uma tônica mariachi, com trompetes e violão flamenco. Já 'Black Cloud' e "I'm Throwing My Arms Around Paris" , tem a mão do produtor Jerry Finn, um cara acostumado a moldar sonoridades [Green Day, Blink 182 entre outras bandas]. Morrissey re-posiciona seu romantismo semi-trágico, o que lhe deu fama nos anos 80 com a banda The Smiths. O cantor sabe que não há mais espaço para a ingenuidade na música pop atual, e com ceticismo e humor coloca-se no contexto atual em um disco esplendoroso. Faça o que puder e quiser, mas consiga o disco.

Artista
Morrissey
Gravadora: Decca/Polydor
Valor: R$ 45,00
Cotação: ***** plus [excelente]

Nenhum comentário: