Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Francis Bacon - retrospectiva

Uma ampla retrospectiva sobre a obra de Francis Bacon está em cartaz no Museu do Prado, em Madrid - Espanha, em comemoração aos 100 anos do artista.

A mostra é quase uma ode ao isolamento, ao grito ou deformação. São 78 obras do pintor Irlandês e sua arte visceral fascinando os europeus. Mistura entre animais e humanos, bocas abertas e temas de guerras são figuras do cotidiano artístico de Bacon. O artista conseguiu a total deformação da figura e assim trazer às telas o horror em escala micro e macro. As 78 obras entre pinturas, documentos, desenhos e fotografias provocam filas para ver a mostra sediada no moderno anexo do Museu do Brado. A exposição não seria novidade para Bacon que teve sua consagração em vida, e completaria 100 anos em 2009. Ele mais ansiava pelo esquecimento, mas a cada dia suas obras geram um tipo de fascínio e ainda permanece incólume o artista.

Sob curadoria de Cris Stephens e Matthew Gale, a abertura da exposição começa com "Três Estudos Para Figuras ao pé de Uma Cruxificação", é um tríptico de 1944. No fundo laranja da tela figuras grotescas e deformadas como se os humanos tivessem bocas de animais. A retrospectiva também apresenta a obra rara "Estudos para Retrato de Van Gogh", de 1957. Em suas pinturas, quase sempre de grande formato, retratos e autorretratos em tríptico estão nessa que é mais completa mostra sobre Bacon. Cada uma das suas obras existem passagens intrigantes como por exemplo uma feita a partir das versões de telas do Papa Inocêncio X [1650], de Velázquez, onde mostra um olhar carrancudo do papa. Já o retrato de Isabel Rawsthorne mostra-a com pés de humano e de animal, figura distorcida em mais uma obra intrigante do irlandês.

Outro tema preferido e não menos intrigante de Francis Bacon é o tema da cruxificação. A partir de tiras de carne pendurada nos açougues, nas distorções, vislumbra a vulnerabilidade do corpo humano; segundo o próprio Bacon. Sua incursão pictórica é não somente influenciada pela história das artes plásticas, mas também pela história da fotografia e do cinema. Uma sequência fotográfica, com base no movimento de Eadweard Muybridge e os fotogramas do filme ' Encouraçado Potemkin', 1927, documentam o amplo legado do artista. Mas, na verdade, sua arte é um resumo das influências: Velázquez, El Greco e Goya. Francis Bacon nasceu em 1909, e faleceu em 28 de abril de 1992, em Madrid.

A mostra fica em cartaz até 19 de abril, no Museu do Prado.

Nenhum comentário: