Páginas

sábado, 10 de janeiro de 2009

Parque Dom Pedro II,agora vai ?

Gilberto Kassab assinou convênio com a Fundação Catavento para recuperação do Parque Dom Pedro II, que já assumiu a zeladoria do Palácio das Indústrias. Mas, como o prefeito realizou pouco menos das promessas de campanha é esperar para crer.

Muitas já foram as promessas de recuperação do Parque Dom Pedro II. Após 20 anos, a prefeitura assina convenio com uma fundação cuja proposta é de cuidar da segurança e do jardins. Será que agora sai do papel ! A Fundação Catavento já tem a posse do antigo Palácio das Industrias onde deverá funcionar um espaço lúdico e cultural, previsto para começar a funcionar em março. O convênio prevê a reforma não somente dos jardins mas também da estação de Metrô Dom Pedro II. A prefeitura aguarda a saída das últimas seis famílias residentes no Edifício Mercúrio, geminado com o já desocupado São Vito, para poder dar continuidade à recuperação da região. Os dois prédios e o Viaduto Diário Popular deverão ser implodidos ainda este ano. Com as reformas a área que mede 70 mil metros quadrados, subirá para 200 mil metros quadrados.
Promessas
O Parque Dom Pedro II recebe promessas de reforma desde a gestão Erundina, 1989/92. Como tentativa de recuperar o região ela levou a sede do município para o Palácio das Industrias de onde governou seu último mês. Porém, Paulo Maluf, Celso Pitta e Marta Suplicy disseram não ao 'velho mal amado da cidade', o Palácio das Industrias. Foi a Marta quem retirou a prefeitura de lá em 2004 para instala-la no Viaduto do Chá [centro da cidade de São Paulo] prédio da família de seu ex-esposo Eduardo Matarazzo. Mas, como o atual prefeito, no segundo mandato, realizou apenas 58% das promessas de campanha na gestão anterior, agora é aguardar para crer.
História
O Parque Dom Pedro II é uma das áreas verdes da cidade na região central que ainda se encontra em total abandono. O parque ocupa uma área pertencente à antiga Várzea do Carmo, na Baixada do Glicério, local com frequentes alagamentos pelas enchentes do Rio Tamanduatei. Na metade do século XIX foi feita retificação no curso do rio e construído praças, jardins quando o monarca ainda era vivo.
Em 1870, toda aquela região foi transformada em depósito de lixo , e cinco anos depois seria recuperado por motivos da saúde sanitária. Então, no Rio Tamanduatei foi feita a Ilha dos Amores, que durou até 1910, cedendo espaço para a canalização do rio. Já o nome atual, data de 1921. [Um flagrante do fotógrafo Maurício Cardim, galinha comendo no Parque Dom Pedro. Mais sobre o trablho do fotógrafo www.formasemeios.blogs.sapo.pt ]

Nenhum comentário: