Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Gabinete de Arte Raquel Arnaud: raridades à venda

Exposição com gravuras raras de Mondrian e Luiz Piza em exposição e à venda: 300 exemplares de Mondrian e 99 das de Arthur Luiz Piza.


A mostra apresenta gravuras raras de Mondrian considerado um dos mestres do neoplasticismo [abstrata /bidimensional] lado a lado com obras de Arthur Luiz Piza, que se utiliza da mesma técnica. O holandês Mondrian [1872-1944] se apega muito as cores primárias> vermelho, amarelo e azul, para definir suas obras ortogonais e espaços saturados. Na série Pier and Ocean, nota-se sua tentativa de reordenamento do mundo em traços horizontais e verticais, onde o pier representa um porto seguro mediante a fúria do oceano. É uma junção do feminino e masculino e do material. Toda abstração da série de gravuras sintetiza uma jornada espiritual do artista e faz parte de sua produção de 1912, quando se estabeleceu em Paris, chegando até a legendária tela "Broadway" de 1943 [em destaque. Na França, Mondrian mudou muito além do nome ao subtrair um 'a' como seu estilo, substituindo o naturalismo pela escola simbolista e flertando até com o cubismo. A exposição apresenta 10 gravuras entre ela Dans le Carreau que apresenta um trabalho maduro. O filho de um pastor calvinista que aprenderia arte somente com intuito de 'repassa-la' para alunos, dedicou-se tanto à arte que aprendeu todas as técnicas, entre elas a gravura, também. Tanto que é citado como pioneiro entre os designers gráficos.


Arthur Luiz Pizza e atualmente gravador requintado, também mudou ao chegar à Paris. As mesmas influências sofridas por Mondrian: Braque e Picasso, impressionaram o pintor brasileiro, residente em Paris há quase 50 anos. Piza teve início na arte construtivista e passou a trabalhar figuras geométricas em tamanhos minúsculos. Para aplicar a técnica nas placas ele desenvolveu os próprios cinzéis e martelos. Na mostra constam gravuras como ‘Manne’, de 1985 e ‘L’ Inconnue’, de 1984. Especialista na área da gravura, explora uma linguagem e rara técnica.
Arthur Luiz Piza -perfil

Nasceu em 1928 em São Paulo, onde teve seu primeiro contato com as artes. Nos anos 40, estudou pintura e afresco com Antonio Gomide. Mudou-se em 1951 para Paris, onde passou a trabalhar no estúdio do mestre da gravura Johnny Friedlaender. Piza logo se tornou um especialista em todas as suas técnicas. Abandonou as mais tradicionais e desenvolveu uma técnica exclusiva de gravar nas placas com martelos e cinzéis de diferentes formatos. Entre 1951 e 1963, participou das Bienais de São Paulo; em 1959, da Documenta de Kassel, e em 1966, da Bienal de Veneza, ganhando o prêmio de gravura. Seu trabalho encontra-se nos acervos dos principais museus do mundo, como o Museum of Modern Art (MoMA) e o Guggenheim Museum, em Nova York, a Bibliothèque Nationale de France e o Musée National d’Art Moderne Centre Georges Pompidou, em Paris.

Gabinete de Arte Raquel Arnaud
Rua Arthur Azevedo, 401
[11] 3083-6322
Das 10h00 às 19h00
De 20/01 à 28/02

Nenhum comentário: