Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Friedrich Heinrich Alexander: Barão de Humboldt

Foi um naturalista explorador e escreveu obras como Kosmos uma condensação cientifica e apoiou poetas e escritores como Wolfgang Von Goethe entre outros. Morreu em Berlim, Alemanha 1859, e comemoram-se os 150 anos de sua morte.

Nasceu em 14 de setembro de 1769, ficou mais conhecido como Alexander Von Humboldt. Alexander Von Humboldt foi um naturalista dotado de uma polivalência extraordinária que, desde sua morte, nunca mais se observou e, haja vista como a ciência se desenvolveu e especializou, certamente não mais será vista. Ele desenvolveu e se especializou em diversas áreas: etnógrafo, antropólogo, físico, botânico, humanista e tendo lançado as bases de ciências como a Geologia, Climatologia e Geografia. Von Humboldtd foi um pesquisador criterioso, mas sempre a fez com uma visão geral e imparcial.

Estudos
Quando tinha 14 anos de idade, fixou-se em Berlim para dar continuidade aos seus estudos. Mais tarde freqüentaria as universidades de filosofia [Oder] e Göttingen, onde cursou História, Filosofia e Ciências Naturais. No ano de 1789, aos 20 anos, fez sua primeira viagem de cunho científico, passando pelos países baixos, Alemanha e Inglaterra, e principalmente ao longo das margens do rio Reno, seguindo o naturalista Georg Foster, que por sua vez trabalhava com o Capitão Cook, quando de sua viagem ao redor do mundo. Dessa viagem científica escreveu uma obra intitulada Observações Sobre os Basaltos do Reno.

Mecenas da literatura
Sua viagem exploratória pela América Central e América do Sul, aconteceu entre 1799-1804. Já pela Ásia sua exploração científica se daria em 1829, e tornaram-no mundialmente conhecido ainda antes da sua morte, chegou a receber muitas láureas. Deixou várias obras, sendo a principal o Kosmos, uma condensação do conhecimento científico da época, e Ansichten der Natur também tornara-se bem popular. Trocou correspondência científica com colegas cujo acervo compõe-se de 35 mil cartas, das quais aproximadamente 12 500 estão arquivadas em ótimas condições.Além das ciências naturais, foi também um influente mecenas da literatura. Apoiou escritores e poetas como Heinrich Heine, Klaus Groth, Ludwig Tieck. Entre os amigos mais conhecidos estavam Mathias Cláudios, Wilheim Grimm, Johann Wolfgang Von Goethe, Jacob Carl Friedrich Gauss, August Wilheim Schlegel e Friedrich Schiller.


A obra também é parte das celebrações dos 150 da morte do naturalista e explorador alemão Alexander Von Humbold. A instalação do artista alemão Yadegar Asisi poderá ser vista a partir de março de 2009.

Nenhum comentário: