Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Novos planos para o velho Mal-amado da cidade

Palácio das Indústrias é transformado em pólo cultural lúdico dedicado ao público infanto-juvenil com objetivo de oferecer cursos, treinamentos, simpósios e exposições.
A meta principal do projeto Catavento é apresentar à população infantil, juvenil e aos adultos também, propostas culturais de modo incisivo, atraente interativo e divertido. Sempre que possível, o conhecimentos científicos e culturais de modo a estimular o relacionamento com os cidadãos e desses com as instituições, assim, aprimorando o desenvolvimento sócio-cultural da população. Algumas das propostas de o Catavento são: Criar e gerir atividades culturais e educacionais que promovam o conhecimento geral, a ciência, o espírito criativo, a saúde, e boas atitudes sociais entre as crianças e os jovens, através de instalações interativas e diversificadas segundo as suas finalidades; Desenvolver estudos e pesquisas sobre crianças e jovens.

Espaço lúdico

Promover atividades educacionais na comunidade, em conjunto com entidades públicas e privadas; Manter intercâmbio com outras instituições que atuam no âmbito da educação, cultura e arte também estão na pauta do pólo de cultura. Realizar, incentivar, patrocinar e promover eventos, simpósios, treinamentos, cursos e exposições, é mais uma missão que o local pretende implantar, fazendo do velho Palácio das Indústrias, um espaço social, lúdico e cultural; rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, que despertem a curiosidade e a vontade de aprender, bem como complementem e aprimorem a educação de jovens, educadores e familiares colocando-o à disposição das escolas da rede pública do Estado de São Paulo.

O mal-amado
Fazendo parte da revitalização do entorno do Parque Dom Pedro II, o Palácio das Indústrias com sua construção estranha, lembrando uma fortaleza medieval, além de ter tido apenas utilidade atemporal foi praticamente repudiado, pois tanto a arquitetura quanto a localidade jamais agradou os prefeitos e aos funcionários das repartições públicas. A construção sempre funcionou como uma espécie de tapa-buraco; quando não tem um local melhor para abrigar uma secretaria por exemplo colocavam-se no Palácio das Indústrias. Delegacia [1* Distrito], Salão do Automóvel, sede da Assembléia Legislativa de 1947 a 1968, Secretaria de Segurança Pública entre outras foram alocadas temporariamente no velho mal-amado. Agora, surge um projeto ‘Catavento’, que seria uma ocupação digna à altura da imponência de uma construção projetada por Domiciano Rossi, sócio do escritório Ramos de Azevedo, nos anos de 1920 [1], cujo estilo eclético, é uma herança da moda em vigor na Itália na virada do século XX.
[Foto colorida porL.B. Rocha - Rochinha /Agência FM ]
Mais informações: http://www.cataventocultural.org.br/

Nenhum comentário: