Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mostra revive carreira de Richard Avedon

Richard Avedon foi pioneiro ao levar fotos de moda do estúdio para as ruas, e este é o tema que o museu Martin-Gropius-Bau, em Berlim resolve explorar , mostra pela primeira vez na Alemanha, á a primeira vez que uma ampla retrospectiva desse porte sobre o fotógrafo de moda Richard Avedon é realizada.

BERLIM – ALEMANHA - A exposição chamada de Richard Avedon – Fotografias 1964-2004, segue até dia 19 de janeiro e reúne mais de 200 trabalhos do fotógrafo norte- americano, morto em 2004 aos 81 anos. Avedon se tornou conhecido no início de 1950, fotografando moda, sendo um dos primeiros ousar e levar foto de moda dos estúdios para ambientes inusitados. Uma de suas fotos mais famosa a da modelo Dovima dentro de uma jaula de elefantes de circo. Vestida com um vestido Dior, ela posa em frente a animais acorrentados. O fotógrafo se especializou em retratos e trabalhou, entre outras, para a revista Harper's Bazaar e Vogue. Em 1992 ele assumiu o posto de primeiro fotógrafo da prestigiosa revista The New Yorker.
Líderes políticos, atores famosos, escritores e músicos posaram para suas as lentes. Na longa lista nomes como os de Audrey Hepburn, Humphrey Bogart, os Beatles, Janes Joplin, Igor Strawinsky, Henry Kissinger e Samuel Beckett. A mostra revela aos visitantes estrelas em momentos e situações pouco conhecidas: uma Marilym Monroe muito melancólica, a esquálida Katharine Hepburn, uma pequena Marguerite Duras. Charles Chaplin brincou de diabo, e chifres com os próprios dedos. A foto de Chaplin foi tirada em 1952, e marca a despedida do cineasta dos Estados Unidos, quando o país se encontrava em plena febre da caçada aos comunistas.
Os mortais
Avedon deixou de lado por algum momento às celebridades e soube mirar suas lentes para os cidadãos simples. Retratos feitos nos anos 80 para a série The American West por exemplo no oeste dos Estados Unidos, são um exemplo disso. Ele optou por não retratar o oeste mítico dos filmes de bang-bang, mirando sua máquina ao rosto proletário da região como os petroleiros, os mineiros sujos de carvão, com seus uniformes encharcados de óleo e também os desempregados com a melancolia estampada nos rostos. {Fram Martin]

Serviço:
Richard Avedon – Fotografias 1964-2004
Museu Martin-Gropius-Bau
Até 19 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: