Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mario Botta faz palestra no MCB

Destaque da arquitetura contemporânea mundial, Mario Botta faz palestra no Museu da Casa Brasileira.

Uma das figuras de destaque da arquitetura contemporânea mundial, o arquiteto suíço Mario Botta fará uma palestra no dia 27 de outubro, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira. Ele falará sobre suas criações mais recentes, entre as quais o projeto do Spa Tschuggen Berg Oase, em Arosa (Suíça), constituído de uma estrutura subterrânea da qual emergem “árvores luminosas” em vidro; e a igreja Santo Volto, em Turim, que engendra um plano monumental e revitaliza uma área urbana. O evento é parte das comemorações da “Semana da língua italiana no mundo”, que sempre acontece em outubro, uma vez que Botta nasceu no cantão suíço de língua italiana Ticino. A iniciativa é uma parceria entre o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, a Faculdade de Arquitetura da Escola da Cidade e o Museu da Casa Brasileira, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura. O Spa Tschuggen Berg Oase é um anexo do Tschuggen Grand Hotel. Para levar luz natural aos quatro andares do spa, foram construídas no telhado nove estruturas de vidro parecidas com gomos de laranja, as chamadas "árvores luminosas". Em seu interior, piscinas, sauna e sala de meditação. Mario Botta também criou uma caverna em que o visitante, após passar por uma cortina de água, pode experimentar diversas sensações térmicas, como uma chuva de verão, uma tempestade de inverno ou neblina. Como muitas outras cidades européias, Turim ressalta há várias décadas a imagem de seu perfil histórico, enquanto o trabalho da nova urbanização raramente equaciona a questão de como ser parte ativa da textura da cidade.


A oportunidade de Mario Botta projetar a igreja Santo Volto renovou as grandes esperanças do passado, “quando a catedral era branca”, expressão de Le Corbusier. Botta criou uma nova estrutura eclesial para uma área industrial abandonada, com o importante objetivo de unir diferentes distritos urbanos e estabelecer um novo centro, tanto para a vida social como para a religiosa. Por sua localização, claramente visível da praça Piazza Piero della Francesca, a igreja Santo Volto engendra um plano monumental. É um poderoso símbolo plástico que atrai a atenção do visitante através de um espaço centrípeto, e sua presença se torna uma nova e definitiva referência. Os projetos de Mario Botta na última década têm três grandes eixos: projetos de construções sacras, como a sinagoga Cymbalista, em Tel Aviv; a réplica de madeira da igreja de San Carlino, no lago Lugano (desmontada em 2003); a igreja Papa João XXIII, em Seriate e, mais recentemente, a igreja de Santo Volto, em Turim. . projetos para construção de espaços culturais como o Museu Mart, que enriquece com uma linguagem contemporânea o centro histórico de Rovereto e Trieste; o Museu Leeum, dedicado aos trabalhos de arte tradicionais coreanos; a Biblioteca Municipal de Dortmund. Entre 2001 e 2004, o arquiteto também esteve envolvido pessoalmente na restauração do Teatro Alla Scala, em Milão, no qual inseriu dois volumes, fato que lhe rendeu a ira dos mais puristas, projetos para prédios administrativos como a Torre Kyobo, em Seul, os prédios do Tata Consultancy Services, na Índia, e a Vinícola Petra, em Suvereto. Sua trajetória - Nascido em Mendrisio, Ticino, em 1/4/1943, começou seu contato com a arquitetura trabalhando no escritório de Carloni e Camenisch em Lugano, Suiça. Estudou no Art College em Milão e, a seguir, fez a University Institute of Architecture, em Veneza. Dirigido por Carlo Scarpa e Giuseppe Mazzariol, ele recebeu seu diploma em 1969. Durante sua estada em Veneza, ele teve a oportunidade de conhecer e de trabalhar com Le Corbusier e Louis I. Kahn. Suas atividades profissionais começaram em 1970 em Lugano, onde ainda mantém seu escritório.


Mario Botta sempre investiu intensamente na pesquisa em arquitetura e, desde 1996, está envolvido como criador e fundador de uma nova academia de arquitetura em Ticino. Seu trabalho conquistou reconhecimento mundial e importantes prêmios, entre os quais Merit Award for Excellence in Design by the AIA for the Museum of Modern Art in San Francisco, the IAA Annual Prix 2005, International Academy of Architecture, Sofia Bulgaria pela Torre Kyobo, o International Architecture Award, the Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design e o “European Union Prize for Cultural Heritage Europa Nostra”. Entre suas realizações estão o teatro e centro cultural André Malraux em Chambéry, a biblioteca em Villeurbanne, o SFMOMA museu de arte moderna em San Francisco, a catedral em Evry, o museu Jean Tinguely em Basel, a sinagoga Cymbalista e Centro de Memória Judaica em Tel Aviv, a biblioteca municipal de Dortmund, o centro Friedrich Dürrenmatt em Neuchâtel, o museu Mart de arte moderna e contemporânea de Rovereto, a torre Kyobo em Seul, o prédio de escritórios Tata CS em Nova Deli, e Hyderabad, a Fundação Bodmer, museu e biblioteca em Colônia, a igreja e o centro pastoral Papa João XXIII em Seriate, a biblioteca pública em Bergamo e a restauração do Teatro Alla Scala em Milão. [Spa Tschuggen Berg Oase em Arosa, Suíça (2003-2006) – foto de Urs Homberger). Para ver algumas de suas criações http://www.botta.ch/


Entrada: gratuita, 150 vagas, por ordem de chegada
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705
Tel. 11 3032-3727 – Jardim Paulistano São Paulo
Acesso a portadores de deficiência físicaClassificação indicativa: livre
Estacionamento: R$ 10,00


Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243/0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana email: menezescom@uol.com.br
Menezes Comunicação - Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 9305419-000 -
São Paulo - SPtels. 11 3815-1243/0381 9983-5946menezescom@uol.com.br

Nenhum comentário: