Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pompéia urgente

Ruínas de Pompéia faz governo italiano declarar estado de emergência.

O governo anunciou nesta sexta-feira, 4, emergência nas ruínas de Pompéia, com intuito proteger os tesouros arqueológicos na cidade e um dos mais importantes do mundo. São décadas de descuidos com o local , agora, um comunicado do gabinete italiano sinaliza que o governo nomeará um comissário especial para Pompéia. A cidade foi sepultada por uma erupção do Vesúvio no ano 79 a.C. e que hoje é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Há tempos historiadores e arqueológos reclamam há da manutenção insuficiente de Pompéia, que sofre com a falta de investimentos. Lixo, pichações, mato permeiam a cidade. Pilhagem como por exemplo os falsos guias turísticos e manobristas de automóveis não autorizados também são presença constante no local. Até já sumiram com alguns automóveis.

Aproximadamente 2,5 milhões de turistas visitam Pompéia anualmente. Segundo o Jornal Corriere della Sera cerca das 1.500 casas da cidade, entre elas algumas das mais famosas, estão fechadas ao público. Informou também que, os afrescos estão se deteriorando, e que os trabalhos de restauração iniciados em 1978 ainda não foram terminados. [Luiz Mendes - Especial AgenciaFM]

Nenhum comentário: