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quarta-feira, 9 de julho de 2008

Paranapiacaba – Londres tupiniquim

Visit the English village at the mountain on Santo André, Brazil state of São Paulo. Good to vocation and adventure.

Localizada na serra do mar tem como principais atrativos a natureza, o tradicional nevoeiro semelhante ao fog de Londres e o Festival de Inverno em julho.

Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses e tinha como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. A vila foi inaugurada com nome de Alto da Serra em primeiro de janeiro de 1867, e em 1874, passando a ser chamada de Estaçã ser chamada estaçom nome de Alto da Serra, em primeiro de janeiro de 1867, e em 1874 passando a o Paranapiacaba. Sob responsabilidade da São Paulo Railway {SPR}, primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí.
Foi via de escoamento da produção de café da província paulista para o Porto de Santos, até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos. Também transportou passageiros do interior para o porto. Ou seja, atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí {EFSJ}. Em 1900, uma segunda estação, bem maior e diferente do que a original foi construída. A estação primitiva ainda pode ter o seu local identificado junto a sub-estação elétrica. No ano de 1907, a vila teve o nome trocado para Paranapiacaba. Suas casas construídas em viga de ripa e de forma a indicar a classe social do morador. Por exemplo a casa do engenheiro-chefe era construída em local mais alto e com paredes duplas, enquanto que a do empregado comum ficava na parte mais baixa da vila e tinha paredes simples.

Atrativos naturais e culturais
Em janeiro de 1981, mais um incêndio destruiria o prédio da estação e uma mais simples passou a funcionar em local próximo. O relógio símbolo de Paranapiacaba, fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, sofreu também um princípio de incêndio mas foi salvo e colocado sobre uma outra plataforma ao lado do novo edifício. O fim do tráfego de passageiros entre Jundiaí e Paranapiacaba {lugar de onde se avista o mar} findou em 1997. Paranapiacaba era atendida até novembro de 2001 pelos trens metropolitanos {CPTM}, disponibilizados em diferentes horários. A partir daí, os trens seguiriam somente nos fins-de-semana. Em 2002, a vila passou a pertencer ao município de Santo André que comprou apenas a localidade, mas não a vila ferroviária. Alçada à estação turística nos anos 2000, atualmente existem várias opções de transportes para se chegar até lá e desfrutar do clima, das cachoeiras, trilhas e paisagens naturais. A localidade pode ser dividia em duas partes: os atrativos naturais como o mirante e o Parque das águas, e os pontos culturais como por exemplo o Castelinho, o Relógio, Antigo Mercado, o Clube Lira, Cemitério e o Pau da Missa, onde bilhetes eram pendurados. Nos três últimos finais de semana de julho acontece o já tradicional Festival de Inverno sempre com boa programação. [http://www.paranapiacabaecotur.com/24_destaque.htm
[Francisco Martins] All photos by mister Maurício Cardim]

De carro pela Via Anchieta: Partindo da capital paulista, siga pela Via Anchieta - SP150 - entrando no Riacho Grande logo após o fim da represa Billings. Mantenha-se sempre à esquerda e passe por baixo da Anchieta. Siga em frente e entre à esquerda na Rodovia Índio Tibiriçá - SP31. Siga até o KM 44 e entre à esquerda para Paranapiacaba. Aproximadamente 45 km a partir do início da Via Anchieta.

De ônibus: Siga de trem ou ônibus até o Terminal Prefeito Saladino, em Santo André. De lá sai ônibus com intervalos aproximadamente de 40 minutos, direto para Paranapiacaba. {11} 4828-4566.

De trem: O trem chega até a estação Rio Grande da Serra. Para dar continuidade ao percurso há um ônibus na Estação Rio Grande da Serra, com intervalo médio de 1 hora. A linha é 424 /Paranapiacaba/Rio Grande da Serra: 0800-055-0121.

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