Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mário Faisal - o artista e suas artes

Ele é um artista multifacetado, compositor gravado por importantes cantores Faisal é um precursor, contestador social, artista tridimensional com forte carga de dopamina. Não seria nada exagerado se comparado a Flávio de Carvalho.

Compositor, pianista e artista plástico Mário Faisal [Ibitinga - São Paulo, 1937], figura importante na época da Jovem Guarda. No Canal 9 de São Paulo [Excelsior] ele participou de um programa que funcionava como concorrente ao movimento jovem-guardista, e o Mário era o fio condutor o querosene desse projeto. Participou de programas de calouros como o histórico Peneira Rhodine [ Rádio Cultura – Av São João – São Paulo] e fora gongado ao cantar Carinhoso [Pixinguinha]; foi também o primeiro jurado do programa do Chacrinha. 

No cinema participou do filme "As Mulheres Amam por Conveniência' de Roberto Mauro, em 1972. Teve como arranjador de suas letras o prestigioso maestro Portinho. Faisal foi precursor em muitas outras coisas entre as quais o grafite e conjuntos musicais que incluía crianças como Os Caçulas com quatro componentes [Gilberto, Vera Lúcia, Alvinho e Yara], que em 1967 gravariam sua composição 'Pic Nic', e em 1968 seria regravada por Wanderley Cardoso com grande sucesso no disco 'O Bom Rapaz'. Ainda em 1967, uma coletânea intitulada 'Os 12 Brasas', incluiria mais uma composição 'Estou só', gravada por Arturzinho, um de seus maiores interpretes que gravaria outros sucessos com autoria de Mário Faisal 'Não Toque Este Long Play'. Mais composições de Mário seriam gravadas por nomes consagrados da música brasileira, Sérgio Reis ' Eu te Amo Tanto', em 1968. 

Célio Roberto, também conhecido como 'cigano' gravou 'Olha eu Aqui', e Leila Silva 'Céu Sem Estrelas', todas de autoria de Faisal. Já no ano de 1970, Nilton César faria sucesso com 'Eu te Sigo' [Mário Faisal]. A melodia lembrava muito um fado e talvez por isso não tenha alcançado o sucesso merecido no Brasil. Mas, se pode dizer que foi Faisal quem lançou Nilton César em Portugal com a faixa ‘Eu te Sigo’. Nessa época como um artista multifacetado já conciliava as duas artes: composição e artes plásticas. Nos anos 1980, Nancy Sinatra [filha de Frank Sinatra] gravaria ‘Pic-Nic’ e faria sucesso nos Estados Unidos com a sua composição. No final da década de 1970 Mário Faisal se retiraria do cenário artístico.."Já que você citou o meu repertório, eu, Mário Faisal,  quero aqui deixar bem claro que, a partir desta data as futuras gravações ou regravações das obras "Céu Sem Estrelas" "Olha eu Aqui" "Estou só" e Pic Nic", serão representadas e autorizadas por AgênciaFM na pessoa de Francisco Martins", decreta Faisal frente a Elie Attieh e outros.


Artes Plásticas

Estudou na Escola Paulista de Belas Artes [1954 - 1958], estudou escultura e cerâmica no ateliê de Berenice Florshein [1979-1981] e Fundação Mokiti Okada, Japão [1995-1998]. Artista catalogado no Júlio Louzada, do alto dos seus 70 anos se mostra incansável e irrequieto. Sempre na busca das cores e dos tons e na insatisfação social tema presente em várias obras. O esmero é tanto que em certa época foi apelidado pelos colegas como 'das cores'. Transitando entre o acadêmico, o abstrato e as vezes surrealismo, atualmente desenvolve estudos pictóricos onde mescla estilos de nada menos do que Pablo Picasso e Paul Cézanne para seus quadros. Porém, suas expectativas e frustrações e revolta com o descaso social cometido pelas autoridades estão presentes em suas telas. A inventividade com as tintas, a sua excentricidade espontânea são marcas registradas. E isso já lhe valeu prêmios e exposições no Brasil e no Exterior. 

Espírito sempre em ebulição e conflitos mostram que o artista continua vivo e criativo em sua jornada pictórica. Entre seus clientes já estiveram João Batista Figueiredo, ex-presidente da República e Júlio Iglesias. 'Nada se faz por acaso. Tudo tem sua razão de ser, principalmente quando se faz com prazer', diz Faisal. Ele também considera que sua inspiração pictórica vem de divindades como anjos e arcanjos, deuses ou abutres, e assim, ele segue retratando figuras ‘carimbadas’ do país. Em seu ateliê livre, na Alameda Jaú, Jardim Paulista -, ministra aulas de pintura e cerâmica; restauro de obras sacras. {Fotos cortesia: Elie Attieh][Francisco Martins / Agência FM].

Semana de Arte Moderna de 1982 - Universidade de São Paulo
Salão de Arte Contemporânea - 1987
Banco do Brasil - Trianon -1992
Grande Medalha de Ouro – 3 Salão Leonístico , São Paulo
Troféu Governador do Estado de São Paulo, Salão de Casa Branca
Medalha de Ouro e de Prata na Primeira Mostra de
Arte Contemporânea de Lisboa, Portugal -1985
[11] 2848-3230

Site Francês traduz artigo de Francisco Martins sobre o compositor, pianista e artista plástico, Mário Faisal, importante nome da MPB da década de 60 a 70.Leia artigo em traduzido para o idioma francês

3 comentários:

Anônimo disse...

simplesmente um genio!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se este gênio esta vivo, se tem um contato direto pois sou filha do Roque Tannuri que é seu irmão e este vai ser meu primeiro contato com ele, meu e-mail é mirianichi@yahoo.com.br por favor é importante obrigado.

Mi disse...

Este Gênio acaba de falecer, sorte minha de conhece-lo nos deixo no dia 02-01-2014 agora resta as lembranças fique com Deus me tio Mario Faisal Tannure.