Páginas

sábado, 19 de julho de 2008

Morre Dercy Gonçalves

A comediante Dercy Gonçalves morre aos 101 anos. Apesar de eachar o Brasil o país mais belo do mundo, tentou viver em Lisboa, Portugal, mas devido seu hábito de cuspir na platéia, teve de deixá-lo pois ficou sem público.

Morreu às 16h45 deste sábado ,19 de julho, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do hospital informou que ela foi internada na madrugada deste mesmo sábado com um quadro de pneumonia grave, e que evoluiu para insuficiência respiratória. O governador do Rio, Sérgio Cbral Filho, decretou luto oficial de três dias. Já na cidade Fluminense onde ela nasceu, Santa Maria Madalena, as festividades em homenagem padroeira foram interrompidas e recomeçarão a a partir do dia 22.


Perfil
No ano de 1927, fugiu de casa atrás de uma companhia de teatro. Começou a carreira como cantora, mas ao perdeu a voz . Nascida Dolores Costa Bastos, mudou para Dercy Gonçalves. Dercy participou de vários filmes de chanchada e do teatro rebolado. O filme 'Cala boca Etelvina' foi um dos mais conhecidos. Atuou na televisão, e foi uma das primeiras contratadas da Rede Globo, onde estrelou os dois primeiros programas de sucesso da emissora no horário nobre.

Em 1989, fez o papel da mãe da rainha na novela “Que Rei Sou Eu?”. Em 1991, aos 84 anos, sofreu um acidente de carro e quebrou a bacia. Ainda se recuperando, foi para a Marquês de Sapucaí com os seios à mostra, homenageada no enredo da Unidos da Viradouro, de 2004, voltou a ser destaque, dessa vez no carro da Salgueiro, como mostra o vídeo acima. Em 1992, participou da novela "Deus nos acuda", fazendo o papel de anjo da guarda nada convencional da personagem de Cláudia Raia. Em sua cidade natal fundou o museu Dercy Gonçalves, com diversas peças utilizadas por ela em cena ou não como por exemplo chapéus, bolsas, perucas, sapatilhas, bijuterias, troféus, cartazes, programas, entrevistas, fitas de vídeo, textos, jornais, revistas e fotos.

Nenhum comentário: