Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2008

Evolução da mulher na arte

Em St. Gallen - Suíça museu mostra a evolução e a emencipação da imagem feminina na arte


A exposição enfoaca como a imagem da mulher na arte mudou ao longo de mais de 300 anos. A mostra do museu de artes da cidade de St. Gallen começa no século XVII, ainda quando a visão e as fantasias dos pintores dominaram a maneira como as mulheres deveriam ser retratadas nas artes plásticas. A exposição mostra como as formas como as mulheres foram retratadas predominaram por vários séculos. Porém, a partir do momento que a mulher passou a pintar,
isso só mudou o cotidiano, a partir do século XVIII.
Veja fotos da exposição Ladies Only
É uama mpstra onde os clichês estão presentes nas pinturas mais antigas apresentadas em St. Gallen. Já a emancipação e o feminismo aparecem como temas dominantes das obras contemporâneas da mostra. Entre os artistas expostos mais conhecidos estão Pablo Picasso, Max Liebermann e Sylvie Fleury. A exposição documenta a emancipação artística das mulheres quando mostra suas obras mais atuais. Instalações de vídeo, performances e até uma ambulância com bancos e interior de pelúcia marcam a participação de artistas contemporâneas, entre elas a artista plástica suíça Manon, com obras em série como de cabeças de mulher raspadas.
exposição intitulada Ladies Only fica em cartaz no museu de artes de St. Gallen, até novembro deste ano.


Londres dedica mostra a imperador Adriano

Adriano tinha interesse pela arquitetura e cultura grega
A vida e o legado do imperador romano Adriano (117-138 d.C.) é o tema de uma exposição que abre nesta semana no Museu Britânico, em Londres. A mostra Hadrian: Empire and Conflict (Adriano: Império e Conflito, em tradução literal), traz 180 objetos relacionados com a vida do imperador, vindos de 28 países. Adriano é conhecido principalmente por seu interesse pela cultura grega e por arquitetura. Os britânicos também o reconhecem pela muralha que construiu entre o que hoje é a Inglaterra e a Escócia - à época, uma área que fazia parte do Império Romano.
Veja aqui fotos da exposição
No entanto, a personalidade polêmica do imperador também contribuiu para o interesse histórico sobre sua figura. "Adriano foi um homem de grandes contradições em sua personalidade e império: um militar e homossexual, ele combinava opressão cruel de discórdia com tolerância cultural", disse o porta-voz do Museu. Entre os objetos que fazem parte da exposição estão fotos da famosa Villa Adriana, residência do imperador em Tivoli, na Itália, e do Panteão de Roma, construído no seu império. Além disso, esculturas do imperador encontradas em escavações históricas também estão em cartaz. "Adriano foi um imperador de sucesso que deixou uma herança grande e duradoura, mas que não é apreciada ou reconhecida com freqüência", afirmou o curador da exposição, Throsten Opper.
"A exposição irá permitir uma reavaliação de seu caráter, sua vida, amor e legado."
A exposição Hadrian: Empire and Conflict fica em cartaz de 24 de julho até 26 de outubro no Museu Britânico, em Londres. [FONTE www.bbcbrasil.com.br

Nenhum comentário: