Páginas

sábado, 14 de junho de 2008

Teresa Salgueiro - fábrica de voz

Sua voz emite o som ideal para se ouvir e os interessados em cantar devem ouvir antes Teresa Salgueiro... e só depois decidir se quer continuar.

A maravilhosa cantora portuguesa Teresa Salgueiro, 39, ex-integrante do cultuado grupo Madredeus empresta-nos sua afinação musical em clássicos da Música Popular Brasileira [MPB]. Salgueiro se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo, com um teatro lotado e embriagado pela sua voz. Cantou o repertório de seu segundo disco "Você e Eu" e desfilou sua afinação pelas mais belas composições do cancioneiro brasileiro. Interpretou Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Carlos Lyra e Tom Jobim que nomeia seu disco. Chama atenção a quase ausência da acentuação do idioma português neste seu disco, que é uma homenagem ao idioma português do Brasil. Como ela mesma afirmou, não ouviu muita MPB pois em sua casa não tinha LP´s do gênero. Mas através de rádios tinha acesso a cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros, e só depois foi tomar conhecimento dos discos.

Além de se aproximar da música brasileira, Teresa afirma também que se esforçou para manter a originalidade do idioma " Se cantasse no idioma de Portugal tiraria boa parte da beleza da originalidade musical. As palavras foram feitas para soar de uma forma, tem cor própria", diz Teresa Salgueiro mostrando que além de magnífica cantora é inteligente também. Ela também ficou fascinada com as opções culturais da cidade de São Paulo. Teresa aproveitou para assistir o cantor Jair Rodrigues, no Bar Brahma, visto que dois do casting de músicos que a acompanham tocam com Rodrigues. Não está nos planos da cantora-musa colaborar com seu ex-grupo, o excelente Madredeus. " Estou concentrada no projeto solo. É um momento meu e espero viajar bastante com ele". diz Teresa Salgueiro, que deixou o grupo em novembro de 2007.

Nenhum comentário: