Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Raras maquetes japonesas em exposição

O Palácio de Verão do Governo de São Paulo, no Horto Florestal, apresenta mostra com maquetes construídas entre os séculos V e VIII, a partir do dia 16.


A mostra faz parte do calendário estadual de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil. São15 peças que reproduzem em detalhes templos, castelos, santuários, palácios e ruínas de o portal de um antigo palácio e um memorial. As maquetes foram construídas entre os séculos V e XVII e pertencem ao Consulado do Japão em São Paulo. Entre as obras destaca-se a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima, localizado na província de Hiroshima, e o templo budista Horyuji, cuja construção data do ano de 607 e ainda conserva parte de sua madeira original. Considerado o maior e mais belo castelo japonês, o Himeji, que fica na cidade de mesmo nome, na Província de Hyogo, também está presente na exposição. Sua construção teve início no ano de 1346 e só foi finalizada em 1609. Outra obra que chama atenção pela história é o Portal Shureinomon., a peça era um dos portões do Castelo de Shuri, sede da Dinastia de Ryukyu, que reinou de 1429 a 1879.
O portal foi restaurado em 1958. Genbaku Dome, é considerado pela Unesco Patrimônio Histórico da Humanidade, a maquete Genbaku Dome ou a Cúpula da Bomba Atômica, emociona, fica em Otemachi perto da Ponte Aioi, em Hiroshima, que foi aproximadamente o epicentro da explosão atômica de 6 de agosto de 1945. É o único edifício atingido pela bomba atômica que ainda existe. Além dos templos e palácios japoneses, os visitantes podem aproveitar para conhecer obras da coleção do Acervo do Governo do Estado, que conta com obras de Collete Pujol, Margaret Mee, Rugendas, Mário Gruber, Antonio Henrique do Amaral, Oscar Pereira da Silva, Milton Dacosta, J. Barbosa Rodrigues, entre outros. [Palácio Kinkakuji - divulgação]


Palácio do Horto: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
(11) 2193-8282 : http://www.acervo.sp.gov.br/
Sábados, domingos e feriados, das 10 h, às 14 h,
Todas as visitas são acompanhadas por educadores
Até 30 de setembro - Entrada Franca.

Nenhum comentário: