Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2008

"Favela de cachorros"

Os cachorros e gatos que ai estão um dia fez a alegria sua ou de seu filho. Pense bem antes de jogá-lo na rua.

São quase 1 500 cachorros e 300 gatos abrigados pela Soama Associação, e juntos consomem mensalmente 12 toneladas de ração. A Associação Amigos dos Animais tem atualmente cerca de 1.800 cães e gatos abandonados pelos seus donos em Caxias do Sul {RS} e ainda enfrenta as queixas da população da cidade. Segundo Natasha Oselame, diretora de marketing da ONG, as reclamações acontecem porque ainda há animais abandonados pelas ruas. “ Precisamos de uma estrutura melhor”, afirma Oselame. Os são presos a correntes, em um terreno de três hectares que fica na zona rural da cidade. Como o espaço é pequeno não há condições de solta-los. A Associação Amigos dos Animais conta com nove funcionários e 15 voluntários. Para mais informações, basta acessar: Soama. A ONG foi fundada em 1998 no lugar da ARPA - Associação Riograndense de Proteção aos Animais. Funcionam em uma sede cedida pela Prefeitura com um pequeno corpo de voluntários. As necessidades são mantidas com doações da comunidade e através de um convênio com a Prefeitura. A ONG orienta Converse com amigos, familiares, vizinhos sobre a importância da castração para evitar o abandono de filhotes e adultos nas ruas, e convoca que todos sejam donos responsáveis: alimente seu mascote com ração, leve-o para passear, mantenha limpa a sua casinha e potes, zele pela sua saúde, evite crias indesejadas, recolha a sujeira do seu amigo.

Doações
Para fazer doação de material de construção, jornal, casinhas, madeira, potes de plástico, ração, coleiras, correntes, cobertinhas, etc. Se quiser também pode contribuir com dinheiro em conta bancária ou por um carnê que pode ser pago em qualquer lotérica. Este dinheiro ajudará na compra de remédios, nas castrações, na compra de ração, na melhoria da estrutura da chácara, etc. Veja no site http://www.soama.org.br/ . Como efetuar doação dinheiro:Unibanco 0211, conta corrente 210274-0 - Em Carnê:carnêzinho com 12 boletos que podem ser pagos nas lotéricas. O mínimo da contribuição é de R$ 15 reais por mês. Trimensalmente, um jornalzinho é enviado para os que ajudam a associação. A ONG tem alguns produtos à venda e podem ajudar. São camisetas, chaveiros, bonés, etc. Segundo a diretora, o dinheiro das vendas é totalmente revertido para os animais. A associação orienta para que façam contato ao encontrar animais doentes e atropelados, ou faça a sua parte, procure um veterinário, anuncie no jornal, procure um lar para ele se você não puder adotá-lo.

A constituição – algumas disposições
O Art. 255, VII – da Constituição Federal/ 1988 incumbe ao Poder Público a proteção do meio ambiente. No artigo 225 [...] Parágrafo 1º - Para assegurar a efetividade deste direito, incumbe ao Poder Público: VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. Há uma Lei n° 4.591/64, de 16 de dezembro de 1964 que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias. Sobre animais em Apartamentos.Lei n° 4591/64Art. 19 - Cada condômino tem o direito de usar e fruir, com exclusividade, de sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses, condicionados, umas e outros, às normas de boa vizinhança, e poderá usar as partes e coisas comuns de maneira a não causar dano ou incômodo aos demais condôminos ou moradores, nem obstáculos ou embaraço ao bom uso das mesmas partes por todos.

Nenhum comentário: