Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Gângster


"O Gângster", estréia nacional na sexta-feira, 25 de janeiro.
Baseado na história de chefão da máfia, Frank Lucas, vira filme. Nascido pobre em uma família negra, na Carolina do Norte, em 1930, foi ganhar a vida em Nova York, tornando-se um dos maiores traficantes do país, nos anos 1970. Fez fortuna com o táfico de heroina, estimada em 250 milhões de dólares, e teve como amigo celebridades, como o boxeador Joe Lewis, casou com Miss Porto Rico 1970 e viveu para poder contar sua história. Ele concorreu com a máfia italiana e saiu vivo, portanto tinha de virara filme. A trajetória do chefão virou reportagem do jornalista Mark Jacobson e serviu como base do roteiro de Steve Zaillian "A Lista de Schindler", que dá suporte ao filme de Ridley Scott, "O Gângster", com estréia nacional na sexta-feira, 25 de janeiro.

Criado à sombra de um chefão do Harlem, Bumpy Johnson [Clarence Williams III - foto], Frank abre seu caminho a seu modo. Cria seu próprio esquema de tráfico de heroína diretamente da fonte de produção, o sudeste asiático, bem no momento em que a guerra do Vietnã estava no auge, no começo dos anos 1970. Frank desenvolve um método incrivelmente criativo de importar a droga, introduzindo heroína de uma pureza sem paralelo no mercado nova-iorquino, sendo que nenhum usuário queria mais saber dos outros traficantes. Também muito original foi no dia de seu casamento: ele só recebe como presente, dinheiro.
A película tem duas indicações ao Oscar, melhor direção de arte e melhor atriz coadjuvante para Ruby Dee, a veterana atriz de 83 anos.

Nenhum comentário: