Páginas

sábado, 24 de novembro de 2007

Dom Odilo Pedro Scherer nomeado cardeal


O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, de 58 anos, foi nomeado cardeal, na manhã deste sábado, pelo papa Bento 16.

Em cerimônia solene realizada na Basílica de São Pedro, Dom Odilo se ajoelhou em frente ao papa, prestou o juramento, recebeu o barrrete cardinalício – o tradicional chapéu de cor vermelha – e a designação de um título das mãos de Bento 16. Gaúcho de Cerro Largo e titular da maior arquidiocese brasileira desde março deste ano, Dom Odilo foi nomeado junto com outros 22 novos cardeais, 18 deles com direito a voto numa eventual realização de um conclave para eleger um novo pontífice – por terem menos de 80 anos. Com a nomeação ocorrida neste sábado, o Colégio Cardinalício – grupo de cardeais responsáveis por assistir o papa nas suas tarefas administrativas e religiosas –, passará a contar com 121 cardeais eleitores em um eventual conclave.

Dentre os quatro novos cardeais latino-americanos, três são eleitores: o argentino Dom Leonardo Sandri, o mexicano Dom Francisco Robles Ortega e o brasileiro Dom Odilo. O argentino Estanislao Esteban Karlic, por sua vez, tem mais 80 anos. Os cardeais têm a tarefa de auxiliar o papa, tanto colegialmente, quando são convocados para tratar questões de grande importância, como pessoalmente, mediante os diferentes ofícios que desempenham, ajudando o pontífice sobretudo em seu governo da Igreja.

Pedido de paz

Durante a solenidade deste sábado, o papa fez forte convocação aos presentes pelo fim da guerra no Iraque. Bento 16 pediu para que se reafirmasse a solidariedade de toda a Igreja com os cristãos iraquianos e pediu a reconciliação e a paz a todos os povos envolvidos. O primeiro a receber as honras do papa foi o argentino Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, um dos quatro representantes latino-americanos nomeados cardeais neste segundo consistório – a assembléia de cardeais presidida pelo sumo pontífice – de Bento 16. O rito contou com a participação de 143 cardeais de todo o mundo convocados pelo papa – 21 deles da América Latina –, que participaram na sexta-feira de um encontro para analisar o ecumenismo. Também estiveram presentes arcebispos, bispos, sacerdotes e representantes diplomáticos de diversos países.

Com o tempo nublado e devido a previsão de chuva, que acabou não acontecendo, o consistório foi transferido para dentro da basílica, o que fez com que milhares de fiéis fossem obrigados a acompanhar a cerimônia pelos telões instalados na Praça de São Pedro. No domingo, os novos cardeais celebrarão uma missa na Praça de São Pedro, presidida pelo papa. Durante a celebração, o papa entregará o anel cardinalício – feito de ouro e contendo na sua face a imagem de Jesus Cristo crucificado e no seu interior a gravação das armas do pontífice. FONTE: WWW.BBCBRASIL.COM.BR

Nenhum comentário: