Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Morre Castro Gonzaga, aos 89 anos


O ator morreu em Petrópolis (região serrana do Rio de Janeiro), Castro Gonzaga, pai do também ator Reinaldo Gonzaga.

Vítima de falência múltipla dos órgãos, ele morreu nesta terça-feira (2). Segundo o site G, o ator estava internado há um mês. No currículo de Castro Gonzaga contam vários trabalhos na tevê, como nas novelas da Globo Bang-Bang, Alma Gêmea e O Profeta, seu último trabalho, em 2000. Porém, seu papel mais marcante foi em 1976, o Zico Rosado de Samamandaia, 1976, um coronel que soltava formigas pelo nariz na novela de Dias Gomes, Saramandaia, toda vez que ficava nervoso. Mas ele teve outros papéis importante na televisão. Antes disso, fez o coronel Amâncio Leal, em Gabriela, na adaptação que Walter George Durst fez para e televisão do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, em 1975. Foi também o coronel Botelho em Dona Beija, na extinta TV Manchete, em 1986, confirmando uma vez mais sua habilidade em interpretar coronéis.

O ator sofria de problemas renais e pulmonares. Seu velório será realizado nesta quarta, 3, a partir das 7 horas no Cemitério São João Batista (Rua General Polidoro, s/n, Botafogo, zona Sul do Rio) e o sepultamento ocorrerá no mesmo local às 11 horas. Deixa o filho Roberto Gonzaga, também ator.

Nascido no interior de São Paulo, em 1918, Gonzaga começou a careira na Rádio Cultura na década de 40. Ingressou na carreira de ator na Rádio Mayrink Veiga. Mudou-se para o Rio, onde escolheu morar no bairro da Ilha do Governador, na zona norte carioca. Na Globo, participou de inúmeras novelas, como Locomotivas, Dona Xepa, Por Amor e Bang Bang. Sua última participação em novelas de televisão foi em 2006, na trama O Profeta, como o Dr. Klaus Becker. Atuou também nas minisséries Grande Serão: Veredas e Anos Rebeldes.`{Foto: Rede Globo}

Nenhum comentário: