Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Maria, mulher, mãe, pátria


Maria, mulher, mãe, pátria e 180 milhões de filhos. Estréia dia 19 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, no CCSP – Centro Cultural São Paulo – no Espaço Ademar Guerra, o espetáculo “Amada, mais conhecida como mulher e também chamada de Maria”.

Com dramaturgia e direção de Evill Rebouças, diretor premiado pelo APCA duas vezes, “Amada...” é o décimo espetáculo da Cia. Artehúmus, que em 2007 comemora vinte anos de atividade, em outubro de 2007. Evill Rebouças é ator, dramaturgo, diretor e arte-educador; é graduado em artes cênicas pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, onde também pesquisou A dramaturgia e a encenação no espaço não-convencional, objeto de seu mestrado. Sua formação dramatúrgica teve início no CPT - Centro de Pesquisa Teatral - com Luiz Alberto de Abreu, sob a supervisão de Antunes Filho. Posteriormente ingressou no SEMDA - Seminário de Dramaturgia do Arena sob a supervisão de Chico de Assis, durante cinco anos. Sua formação em direção teatral deu-se com Antônio Araújo por meio da Escola Livre de Teatro de Santo André. Como encenador dirigiu Essa propriedade está condenada, de Tennessee Williams, Godspel e Veja, Istoé Contigo, Amiga, ambas de Manuel Filho; Trilogia das grávidas, A paixão de um homem, Um Qorpo Santo... mas nem tanto, todas de sua autoria. Como ator, trabalhou sob a direção de Antunes Filho em Xica da Silva; Ulysses Cruz em Macbeth; Chico de Assis em A Volta de Serafim Ponte Grande de Oswald de Andrade; José Renato em Turandot de Brecht; Roberto Lage em Brasil 500 – uma pop ópera de Millor Fernandes; Cássio Scapin em A farsa do advogado Pathelin; Vladimir Capella em Panos & lendas; Ricardo Karman em O santo e a porca, entre outros. Por esse espetáculo recebeu o Prêmio APCA – Melhor Espetáculo Jovem – 2002, e Prêmio Coca-Cola na categoria de Melhor Ator. Como dramaturgo, pelo texto de teatro infantil Teresinha e Gabriela – uma na rua e a outra na janela foi indicado ao Prêmio Coca-Cola e recebeu pelo mesmo texto o Prêmio APCA 2006.

Sinopse

Narrativa de uma mulher que teve cento e oitenta milhões de filhos. Dona de várias faces, ora ela é Maria, uma mulher comum que sente prazer/desprazer na hora do ato sexual e da fecundação de seus filhos; ora ela é Amada, uma pátria-mãe que se prostitui facilmente quando se depara com recursos oferecidos por estrangeiros para amenizar as desgraças de seus filhos.

SERVIÇO

Estréia: 19 de outubro de 2007 até 19 de dezembro.
Local: Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - Telefone: 11 - 3383-3400
Dias e Horários do espetáculo: Sextas, 21h, Domingos, 20h
Valor do ingresso: R$15,00 – inteira, R$ 7,50 meia (idosos e estudantes)
Duração: 120 minutos - Lotação: 80 lugares

Fonte: Márcia Marques Eventos e Assessoria de Imprensa

Leia mais sobre a peça em Formas&Meios, o site em língua português do Brasil mais visistado na Europa www.formasemeios.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário: