Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2007

Morre Ingmar Bergman

O diretor suéco faleceu em sua casa na Ilha de Faaro em 30-07-2007. No filme "O Sétimo Selo", que consagraria Mark Von Sidow, a morte joga xadrez com os vivos.

O cineasta de 89 anos era considerado o mais "cabeça" de todos os cineastas. Segunda sua esposa Eva Bergman " ele morreu de forma calma e docemente". Porém, a causa exatas de sua morte não foi explicitada. Nascido a 14 de Julho de 1918 em Uppsala, a norte de Estocolmo, Ingmar Bergman realizou ao longo da sua extensa carreira mais de 40 filmes, entre os quais "Sonata de Outono" (1978) ou "Fanny e Alexandre" (1982).
Bergman nasceu em 1918,completou 89 anos no dia 14 de julho, e tornara-se famoso por filmes como ”Morangos silvestres”, ”Cenas de um casamento”, "O sétimo selo", "Sonata de outono" e ”Fanny & Alexander”, que elevou Bergman ao status de um dos mestres do cinema moderno. Indicado nove vezes ao Oscar de melhor diretor, o cienasta ganhou a estatueta de melhor filme estrangeiro em 1960, 1961 e 1983. Seu último longa-metragem é "Saraband", com Erland Josephson e Liv Ullmann, de 2003, feito exclusivamente para a TV.

Apesar de dizer que amava fazer teatro, é considerado um dos realizadores mais influentes da segunda metade do século 20, foi um dos fundadores da Academia Européia de Cinema em 1988. Em mais de 60 anos de carreira, Bergman dirigiu aproximadamente de 40 filmes e mais de cem peças de teatro, além de programas de televisão. Os temas de seus filmes giram em torno de questões existenciais como a mortalidade, solidão, e fé. As suas influências literárias vieram do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg. Casou-se com Liv Ullmann, com quem teve uma filha, e a dirigiu em dez filmes, sendo "Persona" o primeiro. Em 2006, a Unesco considerou toda a sua produção cinematográfica como Patrimônio da Humanidade. Ele é o único cineasta a receber esta homenagem.

Nenhum comentário: