Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

Exposição Fé, engenho e arte


A mostra Aleijadinho e seu Tempo, prometida para julho em São Paulo, promove um passeio pelas Minas Gerais do século XVIII, é o que propõe esta exposição com 200 peças de arte dos mestres do Barroco mineiro e paisagistas como Debret, Rugenda e fotografias por exemplo Marc Ferrez.

A mostra que já foi apresentada em Brasília/DF, com recorde de público, de 13 de março a 10 de junho, está prometida para chegar à São Paulo no início de julho. Trata-se de uma visita pelas obras de um dos mais férteis períodos da história brasileira, guiado pela arte de seus grandes mestres. Entre estatuária, objetos sacros, oratórios, desenhos, mapas, peças de ouro e fotografias, distribuídos em 11 módulos. O visitante tem a oportunidade de claramente perceber a inserção de Minas Gerais no contexto do século 18, não só no Brasil mas no mundo, tudo isso através de mapas da época, objetos utilizados pelo comércio, gravuras criadas pelos primeiros artistas que registraram a região, pela arte de Aleijadinho [1738 / 1814 ] e alguns de seus contemporâneos. Fotografias feitas anos depois, por pioneiros como Marc Ferrez e Marcel Gautherot, são imagens reveladoras e surpreendentes que emocionam o povo. Também fotos da paisagem mineira, além de documentários de média e longa-metragem enriquecem a à mostra, que tem como idéia levar o espectador a compreender o ambiente religioso no qual a arte de Aleijadinho e seus contemporâneos se forjou.


Há uma inserção do visitante no contexto no qual Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, viveu e desenvolveu sua arte. As paisagens da região de por gravuras artistas como Johann Rugendas, H. Burmeister, Spix, Von Martius, Jean-Baptiste Debret entre outros que por aqui estiveram em missões artísticas-científicas. Publicações da época, algumas com referenciais, como o antológico Triunfo Eucarístico, escrito em 1733 por Simão Ferreira Machado, onde descreve a inauguração festiva da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de Vila Rica [Ouro Preto]. A exposição também mostrará Os 7 passos da Paixão de Cristo e os 12 Profetas em projeção panorâmica, com 81 imagens de grande escala das cenas da paixão. Ainda no mesmo núcleo estão réplicas menores, em pedra sabão, dos 12 Profetas. As estações da Paixão - 64 imagens de cedro, realizadas entre 1796 e 1799, representam a Ceia, Jesus no Horto, a prisão, a flagelação e a coroação de espinhos, a cruz às costas e a crucificação. Aos pintores Manuel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro coube a policromia das esculturas. [Visite mais artes no sitio da Formas&Meios, www.formasemeios.blogs.sapo.pt , o brasileiro mais acessado na Europa]

Prometida para: Início de julho de 2007
Onde? Rua Álvares Penteado, 112 -Centro /SP
Visitação: de terça a domingo - das 9h00 às 20h00
[11 / 3113-3651 / 3113-3652

Nenhum comentário: