Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Solar Uyuni - Hotel de Sal


Localizado no sudoeste da Bolívia, este hotel tod produzido em blocos de sal, tudo isso cerca de 3800 metros de altitude, em plena cordilheira dos Andes. O Salar de Uyuni é um imenso deserto de sal puro com mais de 12 mil quilómetros quadrados rodeado por vulcões.

Este hotel é um dos poucos do mundo onde se pode experimentar a sensação de estar em outro planeta. O local, habitualmente sua superfície é coberto por água. Durante o dia, o Salar de Uyuni surpreende com imagem que dele possa existir na nossa imaginação, mas, ao cair da noite a paisagem se apresenta de uma forma quase que surrealista. Assiste-se , simultâneamente, ao um pôr-do-sol, a Oeste e ao nascer a lua, a Este. Um cenário sem descrição. À noite, um céu absolutamente limpo, e a esfera celeste povoa-se de estrelas. A milhares de quilómetros de qualquer fonte significativa de luz artificial, o salar transforma-se em um verdadeiro paraíso para os entusiastas de astronomia que queiram familiarizar-se com o panorama de estrelas do Hemisfério Sul. Do sol tórrido do meio-dia à temperatura, que chega a zero durante à noite. O hotel estende-se a perder de vista. Entrecortado aqui e ali por algumas ilhas de terra, que retêm o bem mais precioso para a fauna e a flora destas paragens, a água. Enquanto os limites desta imensidão de sal confunde-se com a linha do horizonte.

Perigo de cair num buraco

Às feições rústicas características dos povos andinos, esculpidas pelo clima da alta montanha e pelo trabalho, e sua pele seca e escurecida pelo sol, os habitantes do salar raspam o sal da superfície protegendo a boca e os lábios com lenços e os olhos com óculos escuros. É uma vida de sacrifícios e dureza, para os quais as minas constituem a única opção. A espessura da camada de sal varia entre 10 centímetros e 100 metros de profundidade. No Inverno - Outubro a Março -, a precipitação chega a acumular-se à superfície chegando inundar grande parte do salar, embora não ultrapassando um nível de 20 a 25 centímetros. Este talvez seja o período do ano que oferece mais perigo para atravessá-lo; seja andando ou de jipe, dado o potencial perigo. Pois autênticos buracos capazes de engolir por inteiro um automóvel! de tamanho médio se formam. Por isso, recomenda-se a contratação de um guia local, pois conhecem as passagens mais seguras. É de bom tom recorrer ao GPS e também às comunicações via rádio. Não se esqueça de que estás em um deserto, no meio do nada. Uma bússula não é indicada, as grandes concentrações de lítio as tornam ineficazes. Para quem gosta de realizar expedições, os proprietários aconselham a estação seca, o verão.

Simplicdade


Não pense que encontrarás em Uyuni o conforto 5 estrelas. É um local privilegiado, mas não tem muito para oferecer aos viajantes. Por exemplo, não há água canalizada ou aquecida. Tenha cuidado com o tipo de gasolina oferecido na região, pois, geralmente, a oferecida nos confins da Bolívia, se apresenta como uma substância muito espessa e de cor castanha, capaz de entupir os bicos injectores. Se estiver sem carro, há uma opção: ligação regular de comboio entre a capital do País, La Paz e Uyuni. As camas, cadeiras, mesas e decoração são feitas de blocos de sal. Apenas almofadas e colchões são em tecido. O box do banheiro há azulejos pois o contato da água derreteria o sal. Tem mesa de sinuca, e piscina, também.

Nenhum comentário: