Páginas

sábado, 24 de março de 2007

"Lamentação de Cristo"


Europa em festa, mostra de arte celebra os 50 anos da integração européia e a obra 'Lamentação de Cristo', de Antoon van Dyck representa a Bélgica.

A magistral cultura da Europa – da clássica à medieval, da renascentista à moderna e contemporânea – será apresentada ao público através da mostra Obras-Primas da Arte Européia, a partir deste sábado 24 de março, no Palácio do Quirinale (sede da Presidência da República da Itália), em Roma. São 30 trabalhos vindos dos 27 países que compõem a União Européia, a exposição celebra os 50 anos do Tratado de Roma, assinado em 25 de março de 1957, instituindo a Comunidade Econômica Européia. A exposição cobre cinco mil anos de história, indo do 3º milênio a.C., com A Mãe Terra, de Malta, até 1976, com o quadro Profecia sobre Veneza, de Kirkeby, da Dinamarca.

TESOUROS


Inclui ainda um tesouro búlgaro dos séculos 9 e 10, santos bizantinos e cenas bíblicas, paisagens e pinturas de Tiziano, Velásquez e Mondrian. Entre as raridades, destaque também para uma Kore, estátua de mármore de uma mulher da antiga Acrópole de Atenas, datada de 530 a.C. A escolha ficou a critério de cada país que escolheu uma peça emblemática da sua própria história e da idéia de Europa. O vaso grego com a pintura O Rapto da Europa, do início do século 4 a.C., foi a obra escolhida pelos países participantes da mostra para representar o símbolo de riqueza e, ao mesmo tempo, da integração do patrimônio cultural europeu.O Pensador, de Rodin, Retrato do Homem de Olhos Cinzas, de Tiziano, e Vista do Jardim da Villa Médici, de Velásquez, são algumas das obras expostas.

A mostra estará aberta ao público até 20 de maio.
Palácio do Quirinale
Sede da Presidência da República da Itália), em Roma

Nenhum comentário: